Desafios de uma nova metodologia
- Gabriel Tramarin
- 15 de nov. de 2017
- 2 min de leitura
Uma boa colocação no mercado de trabalho contribui para o direcionamento ao sucesso em qualquer área profissional. Atualmente o número de pessoas que se preocupam em realizar uma graduação para um melhor posicionamento está aumentando consideravelmente.
Durante o processo de escolha, alguns questionamentos são levados em conta como: Onde estudar? Qual instituição? A instituição atende as minhas necessidades? Essas e outras perguntas são bases e direcionamentos no ato da escolha do curso e da realização da matrícula.
Uma das instituições mais procuradas em Cuiabá é a Universidade de Cuiabá (Unic). A faculdade vem sofrendo mudanças com a venda para o Grupo Kroton - maior empresa privada no ramo educacional. Essas mudanças vêm causando alguns transtornos e dúvidas para os alunos. Um novo modelo de ensino foi implementado, chamado de KLS - Kroton Learning System (Sistema de Aprendizagem Kroton) e os professores também tiveram que se adaptar a nova metodologia.
A partir desta nova metodologia, baseada no modelo de sala de aula invertida, materiais e conteúdos são disponibilizados através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) conhecido como Portal do Aluno. A queixa dos universitários é com a mecânica da plataforma que deixa a desejar, as dificuldades com prazos de entrega das atividades e acesso ao ambiente.
De acordo com professor da instituição Adriano Carvalho, o modelo KLS é um modelo de ensino e aprendizagem que busca maximizar o aprendizado do aluno, desenvolvendo atividades extraclasse, bem como a utilização de materiais didáticos, audiovisuais e interativos. Ele ressaltou ainda que a adaptação para esse novo modelo, foi tranquila.

"Todos os professores receberam o devido treinamento da nova plataforma. Indicaria esse novo modelo a todas as instituições. Talvez o que poderia ser mudado é a disponibilização de materiais interativos, porém vejo que devemos esperar um pouco mais, pois o modelo KLS foi implantado a menos de três anos, e os materiais são produzidos pela Kroton e distribuídos para os professores e alunos".
Adriano Carvalho
Professor da Faculdade de Comunicação Social – Unic
Pois bem, as dificuldades e novidades da inovação estão aí, alunos, professores, coordenadores e toda a organização possuem suas responsabilidades. O diferencial no sucesso individual e entrega dos resultados cabe a cada um, basta desenvolver seu papel com excelência e tirar proveito deste novo contexto educacional.
Leia mais sobre assunto:
Assinam este conteúdo:
Gabriel Tramarin
Tem 20 anos, é fanático por futebol, tecnologia e filmes. Gosta sempre de investigar, questionar, buscando sempre a verdade dos fatos.



Comments