Conheça os serviços sociais prestados pela Universidade de Cuiabá
- Kelly Carolina, Stephanei Xavier e Queren Hapuque
- 28 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

A Universidade de Cuiabá está constantemente presente na vida dos estudantes e das pessoas de forma sociais nas mais diferentes áreas: Direito, Nutrição, Medicina, Odontologia, Psicologia, Enfermagem, Fisioterapia, Ciências Contábeis, Informática, Farmácia e Bioquímica, entre outras.
A universidade de Cuiabá vem contribuindo para o bem-estar e qualidade de vida da população de Cuiabá e região. Conheça alguns projetos e ações realizadas; O Programa UNICOM – Universidade e Comunidade - é um trabalho social desenvolvido pelos educadores para a inclusão social e educacional da população carente mato-grossense. O projeto, pioneiro, inovou a ideia de contribuição social.
Todas as faculdades da instituição, através de seus alunos, professores e coordenadores, deram início a projetos simultâneos de desenvolvimento sócio-econômico-cultural para a melhoria da qualidade de vida da população Cuiabana.
O programa visa consolidar a relação entre ensino, pesquisa e extensão na vida acadêmica da universidade com projetos integrados que promovam impacto social nos bairros Praeiro, Praeirinho e Belinha.
Com tratamentos médicos e odontológicos, orientações administrativas, assistência jurídica, oficinas profissionalizantes, atendimentos especializados a idosos e portadores de deficiências psico-motoras são algumas das ações que fazem parte do UNICOM.
O programa UNICOM pretende se desenvolver mais oferecendo ao acadêmico a complementação de sua formação profissional através do estágio e oferecendo oportunidades de desenvolvimento e melhoramento na qualidade de vida de comunidades carentes.
Para conhecer mais os serviços de assistência oferecidos pela Unic vamos informar abaixo:
Clinica de Estética da Unic - com preços mais acessíveis, e equipamentos completos.
Programa UNICOM – Universidade e Comunidade - é um trabalho social desenvolvido pelos educadores para a inclusão social e educacional da população carente mato-grossense. O UNICOM atua em conjunto com a Creche São Francisco de Assis, atendendo a 120 crianças de zero a cinco anos e também desenvolve projetos nos bairros Praeiro, Praeirinho e Belinha.
Clínica de Odontologia - Visando à saúde e prevenção bucal, oferece atendimento odontológico gratuito à comunidade de baixa renda de Cuiabá e região, em projetos como Siminina, Nossa Casa, Família Feliz, DAE, São Vicente e clínica Bebê.
Clínica de Fisioterapia - Realizam atendimento de ortopedia, lesões-traumáticas, fraturas e problemas de coluna, lesões esportivas neurológicas e respiratórias.
Clínica de Psicologia – Oferece atendimento psicológico clínico para a comunidade.
UNIJURIS - Núcleo de Assistência Jurídica – Presta assessoria e assistência jurídica às pessoas com renda mensal de até dois salários mínimos.
Ciências Contábeis e Economia - Há cinco anos, auxilia a população na Declaração do Imposto de Renda.
Faculdade de Tecnologia Fatec - Põe em prática projetos para a comunidade de baixa renda, como o Programa de Inclusão Digital - Informática Básica, para alunos de Escolas de 1° Grau da periferia de Cuiabá.
Farmácia e Bioquímica – Desenvolve campanhas pelo uso racional de medicamentos.
Enfermagem - Executam atividades sociais como campanhas de vacinação, palestras, dentre outras.
Nutrição – Oferece palestras mostrando à comunidade como aproveitar melhor os alimentos.

Depoimentos
De acordo com a universidade os serviços prestados na área da estética é uns dos mais procurados. A coordenadora de estética, Deise Helena, conta como é feito o trabalho social na comunidade.
“As atividades gratuitas prestadas geralmente são em datas importantes durante o ano, também tem os órgãos que nos convidam a participar de ações sociais, por meio de alunos, com serviços de beleza como massagem quick , designer de sobrancelhas, entre outros”, disse.
A coordenadora que atua já há 12 anos na área, também ressalta a importância do trabalho para as pessoas.
“Este trabalho é muito importante, a educação tem que vim para beneficiar alguma coisa, ela sai da beleza para a qualidade de vida”.
A aluna de estética, Gisele Duarte, destaca que a prestação de serviços auxilia tanto a comunidade como alunos.
“O beneficio é bem mais barato que em qualquer centro de estética e os produtos são das melhores marcas. Para nós como aluno é extremamente importante, afinal o estágio é a pratica”.
Assinam este conteúdo:



Quéren-Hapuque
Quéren-Hapuque, cursa o 6° semestre de jornalismo na Universidade de Cuiabá, trabalha na Assessoria de Imprensa na Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas). Gosto de viajar, de ler bons livros e chocolate.
Comments