top of page

Farmácia Verde: Professores e alunos orientam e distribuem diferentes plantas medicinais para a comu

  • Américo Neponuceno, João Aguiar e Sarah Moreira
  • 28 de nov. de 2017
  • 3 min de leitura

Professora Ivana Maria Póvoa Violante é professora das disciplinas de Farmacognosia e Fitoterapia do Curso de Farmácia da Unic, tem doutorado em Tecnologia e Saúde pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

O que é o projeto “Farmácia Verde”?


Profa. Ivana Violante - O projeto é uma iniciativa da faculdade de Farmácia e da Faculdade de Ciências Biológicas que busca apresentar os benefícios das plantas medicinais e dos medicamentos fitoterápicos que já são reconhecidos em todo o mundo, como elementos importantes na prevenção, promoção e recuperação da saúde, com vistas aos tratamentos integrativos e complementares – seguros e eficazes – o uso sustentável da biodiversidade brasileira e o fortalecimento da agricultura familiar.



Quem pode participar?


Profa. Ivana Violante - Comunidade acadêmica e educadores da Universidade de Cuiabá.


Quem são os idealizadores?


Profa. Ivana Violante - Professor Fabio Miotto (Coordenador da Faculdade de Farmácia da Unic) e Profa. Ivana Maria Póvoa Violante (professora das disciplinas de Farmacognosia e Fitoterapia do Curso de Farmácia).


Quando esse trabalho se iniciou?


Profa. Ivana Violante - Outubro 2017.


Como surgiu a ideia de fazer esse trabalho?


Profa. Ivana Violante - Desde 1977, a Organização Mundial de Saúde tem incentivado o estudo de plantas tradicionalmente conhecidas como medicinais, com o objetivo de avaliar cientificamente seus benefícios e os riscos de seu uso indevido. Ocorre que na atualidade é cada vez mais frequente o uso de plantas medicinais oriundas das medicinas orientais e que geralmente são desconhecidas do povo brasileiro, mas o comércio dessas plantas é sustentado por propagandas que prometem “benefícios seguros, por serem naturais” e na maioria das vezes as supostas propriedades farmacológicas divulgadas nem possuem validade científica, por não terem sido pesquisadas, ou por não terem tido seu efeito farmacológico comprovado, oferecendo dessa forma, risco à saúde pública ao invés de benefício. Desta forma, tal projeto surgiu com o intuito de propiciar à comunidade acadêmica e educadores da Universidade de Cuiabá o saber à utilização e os cuidados relacionados às plantas medicinais.


Como funciona o projeto?


Profa. Ivana Violante - O Curso de Farmácia possui em seu Projeto Pedagógico as disciplinas de Farmacognosia e Fitoterapia. Nestas, os acadêmicos realizam pesquisas sobre temas relacionados às plantas medicinais, como cultivo, atividade farmacológica e tóxica de diversas espécies vegetais. A partir destes dados elaboraram um folder com estas informações pertinentes às plantas medicinais e apresentaram na I Mostra de Plantas Medicinais das Faculdades de farmácia e Ciências Biológicas da UNIC.


Acadêmicos da Faculdade de Ciências Biológicas e professores participaram orientando a comunidade sobre as diferentes espécies que apresentam mesmos nomes vulgares.


Quais são os objetivos?


Profa. Ivana Violante - Promover o conhecimento técnico científico à comunidade acadêmica da UNIC sobre: Cultivo, cuidados com a coleta, conservação e preparo, formas de utilização, propriedades farmacológicas e toxicológicas das plantas medicinais.


Quantas mudas de plantas foram distribuídas?


Profa. Ivana Violante - Aproximadamente 100 mudas - algumas doadas pelo Sr. Devanil Rosa Fernandes – acadêmico do Curso de Farmácia e Presidente da PLANPANTANAL (Associação de Agricultores Familiares em Plantas Medicinais, Condimentares, Alimentares e Aromáticas do Pantanal – Poconé).


O que o evento influencia na universidade?


Profa. Ivana Violante - Possibilita ao acadêmico do Curso de Farmácia uma construção prática do saber no que tange aos aspectos relacionados com as plant

as medicinais, como espécies medicinais, forma de uso cultivo entre outros, e a Fitoterapia, área de atuação do profissional farmacêutico, e provoca a sensibilização da comunidade acadêmica em relação a importância da cultura que envolve as plantas medicinais, trazendo para o meio escolar a experiência dos alunos, colaborando não só para ampliar essa prática como também contribuir na integração da escola com a comunidade.


Existem outras ideias para novos projetos? Se sim, quais são?


Profa. Ivana Violante - Sim. Em consonância com a Faculdade de Agronomia da UNIC buscar-se-á a criação de uma horta de plantas medicinais.


Assinam este conteúdo:



Américo Neponuceno


Américo Neponuceno, 22 anos, aluno de Jornalismo do 6° semestre na Universidade de Cuiabá. Gosta de aventuras, ama estar em contato com a natureza, viajar e pilotar pelas estradas de Mato Grosso. Um amante da política militante atuante.






João Aguiar


João Aguiar, 20 anos, aluno de Jornalismo do 6° semestre na Universidade de Cuiabá. Star Wars e Senhor dos Anéis são minhas sagas preferidas no cinema. Breaking Bad é a melhor série já criada pelo homem, lembre-se disso. Super fã de Arctic Monkeys e Red Hot Chili Peppers.






Sarah Moreira



Sarah Moreira, estudante de jornalismo e apaixonada por leitura. O que mais gosto de fazer? Conversar, conversar e conversar! Adoro sorrir e observar sorrisos.

コメント


Por Trás do Blog
Leitura Recomendada
Procurar por Tags
Siga "WebLab"
  • Facebook Basic Black

© 2017 por "WebLab". Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page